Em fevereiro de 2004 nascia o Facebook, a rede social que hoje substitui a lendária rede Orkut. No começo, muitos diziam que o Facebook morreria em pouco tempo, tendo assim o mesmo destino do Orkut.
Fato é que aqui estamos nos dias de hoje falando sobre o Facebook e a capacidade desta gigante rede social agregar tanta gente. Em 2018, já são pouco mais de 127 milhões de usuários só aqui no Brasil.
Sem sombras de dúvidas que no meio de tanta gente há uma parcela que tem perfil ideal para se tornar cliente da sua empresa. O grande segredo é saber anunciar, segmentar e gerar conteúdo de valor para as pessoas certas.
Nós sabemos muito bem como criar anúncios e impulsionamentos de postagens de maneira muito eficaz, atingindo o conteúdo adequado para as pessoas certas.
Mas será que anunciar no Facebook é um bom negócio? Como divulgar empresa no Facebook e realmente gerar vendas?
Vamos falar um pouco sobre isso.
Como atingir o público certo
O próprio Facebook Ads (sistemas de anúncios) tem ferramentas adequadas para segmentação. Mas só isso não basta. É preciso entender minuciosamente o verdadeiro perfil e preferências do público-alvo.
Para isso análises fora do ambiente do Facebook são analisadas. Por exemplo, o Google Analytics fornece informações valiosas sobre o comportamento do seu público. Nele, é possível mensurar quais páginas mais acessadas, palavras mais usadas no campo de busca do seu site (se houver), informações demográficas (idade, sexo, interesses), e muitas outras informações.
Entendendo isso, chega o momento de usar as segmentações adequadas para que os anúncios ou conteúdos da sua página no Facebook sejam entregues exatamente para o usuário certo na rede social.
Defina a estratégia
Há quem crie campanhas só para cliques (levar usuários para o site da empresa), só de envolvimento com os usuários , só de curtidas na páginas, há quem crie campanhas para todos estes objetivos.
Atirar no escuro não é o caminho porque fará gastar muito crédito com baixo retorno.
O correto é a agência ou profissional responsável definir qual é a melhor estratégia para o resultado esperado.
Por exemplo, se sua empresa começou agora na rede social é interessante aumentar a base de seguidores (claro, de pessoas que realmente têm perfil adequado). Para isso, deve-se definir a estratégia de lances e anúncios para aumentar as curtidas e seguidores da página.
Outro exemplo é aumentar as vendas de um e-commerce. Qual seria a melhor estratégia?
1. Impulsionar postagens de relacionamento com conteúdo explicativo sobre produtos.
2. Criar anúncio com oferta direta e com objetivo levar tráfego para o site para concluir a compra por lá.
As duas maneiras estão corretas, porém a mais adequada para gerar valor depende da análise de analistas de marketing, é isso que sabemos fazer muito bem, analisar muito para gerar o maior resultado possível.
Controlar os gastos e taxa de conversão
Simplesmente criar um anúncio, impulsionar postagem e deixar ali rodando sem acompanhar aumenta as chances de gastar muito sem converter.
É importante acompanhar tudo o que acontece, entender métricas e comportamentos para que, caso ocorra algo de errado, a campanha possa ser revista a tempo de reverter e assim gerar bom valor de retorno sobre investimento.
Saber gerenciar crise
Na mídia convencional já aconteceu de muitas campanhas gerarem efeito negativo. E se nas redes sociais ocorrer opiniões negativas? Sabe como se portar e gerenciar crise?
Neste quesito entra a importância de analisar os fatos, gerar conteúdo adequado e se posicionar de maneira correta.
Entenda que rede social é mais adequado para relacionamento
Na maioria dos casos e segmentos de mercado e rede sociais não gerará volume satisfatório de vendas diretas e a curto prazo. Nem por isso deixa de ser um dos mais importantes canais de divulgação.
A rede social funciona muito melhor para envolvimento com os usuários, posicionamento de marca e comunicação com o cliente. O canal que mais converte em vendas instantâneas é o buscador Google.
A nossa agência sempre avalia as possibilidades mais adequadas para o seu negócio e apresentamos justificativas consistentes para as tomadas de decisões.