Que as redes sociais podem ser uma das principais formas de realizar o marketing de determinada empresa nós já sabemos. No entanto, nem sempre essas marcas sabem, ou possuem uma noção, sobre como começar e fazer estratégias que realmente sejam eficazes para a marca.
Portanto, neste artigo separamos algumas dicas para te ajudar a vender mais e deixar o seu perfil super otimizado.
E então, quer saber mais sobre o assunto? Basta continuar a leitura conosco porque vamos abordar sobre todo o passo a passo para que você realmente chegue aos seus objetivos.
1. Fotos fotos e fotos
Sabe o que algumas empresas têm que todas deveriam ter? A alta gama de fotos do produto. E o melhor: muitas vezes como o máximo de qualidade.
Por exemplo podemos citar a SHEIN, além das fotos que a empresa publica sobre as roupas, também temos acesso às fotos que os clientes tiraram e postaram. Isso nos ajuda MUITO a escolher o produto final.
É importante publicar vários ângulos do mesmo produto e, se for uma roupa ou acessório para o corpo, também ter fotos de alguém o usando.
Logo, o cliente pode ter uma ideia sobre o caimento, textura, cores e muito mais.
Use e abuse de vários tipos de fotos, seja de longe ou de perto. O que você não pode fazer é publicar apenas uma: com isso, não é possível ter uma noção sobre o produto em si.
E isso vale para uma gama de produtos e não somente roupas, eletrodomésticos, eletrônicos, móveis... como também para itens maiores como imóveis, terrenos e automóveis.
2. Descrição: por favor, NÃO esquece dela!
Outro ponto que devemos observar é em relação à descrição. Você não pode esquecer dela em hipótese alguma, viu?
Por exemplo, se tem o objetivo de vender um carro, não escreva somente que está vendendo um carro no post, mas insira informações como: ano, quilometragem, se já fez motor, se é de leilão, se já foi batido, tipo de câmbio e muito mais.
O mesmo serve para outros itens. Informe o peso, tamanho e tudo o que for possível para passar informações que realmente sejam concretas para o seu cliente. E, assim sendo, ele poderá ter uma noção de como é o produto antes mesmo de te chamar ou de finalizar a compra.
Já pensou se você vende lanches e não posta o que vem dentro do lanche no espaço para descrição? Como que o cliente vai fazer um balanço para descobrir se vale a pena ou o que pode retirar e adicionar no pedido?
Nem sempre as empresas dão a devida atenção para a descrição do produto, o que é preocupante porque ela é tão importante quanto a foto do mesmo.
3. Interação com o cliente
Esteja sempre interagindo com o cliente, mesmo que todas as informações sobre o produto estejam na descrição. Supondo que tenha publicado que vende bolos de chocolate de 500 gramas até 5 quilos. O cliente vem na publicação e pergunta o sabor, custa algo responder com educação mesmo que já esteja na legenda?
Mostre-se atencioso com as outras personas. E, assim sendo, mostrará que tem um bom atendimento e que pode recorrer para a sua marca caso precisem dos serviços que você oferece.
Além disso, outro ponto que devemos observar é o chat: defina um horário do dia para estar sempre acompanhando o chat da empresa e respondendo outros clientes.
O recomendado é que demore menos de 24 horas para responder para que eles não comprem com outra empresa. Pesquisas mostram que não basta apenas criar uma publicação envolvente, mas deve-se realizar uma comunicação eficaz com o outro.
Para otimizar, pode deixar o link do seu Whatsapp no Instagram para que eles entrem em contato com a sua empresa de forma mais prática. Em alguns casos, é comum que a empresa não acesse tanto o chat das redes sociais. Por isso, é interessante já deixar o número informado.
4. Publicar Reels
Já pensou em fazer publicações no Reels do Instagram para divulgar os produtos da sua empresa? Você pode compartilhar vídeos sobre eles e até mesmo fazer reviews para que sejam publicadas.
Outra dica é fazer "competições internas" entre dois produtos da sua marca para questionar aos seguidores quais eles preferem. Logo, aumenta a interação entre os usuários e faz com que o perfil se torne ainda mais relevante.
Sempre faça questionários e enquetes para que os seus seguidores possam expor o que pensam sobre determinado assunto que esteja relacionado à sua marca. Isso é muito legal e traz ótimos resultados!
E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar. E, se tiver mais alguma dica que não foi citada, não se esqueça de deixar nos comentários para ajudar outros leitores.