Imagine que você está em um lugar desconhecido e deseja tomar um café. Qual a primeira coisa que você faria? Para a maior parte das pessoas, a resposta seria “dar um Google”. A partir disso, é possível encontrar uma série de links e anúncios do Google ADS.
Isso não é uma surpresa, já que, de acordo com pesquisas, são mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia realizadas no Google. Os mecanismos de busca aplicam para a compra do supermercado, as novidades do shopping center, os reparos necessários para a casa ou o carro, e muitos outros serviços.
Logo, muitas empresas e negócios estão na internet, mas você sabe como fazer para ser encontrado por um cliente em potencial? Hoje vamos falar sobre o Google Ads, uma ferramenta muito importante para as empresas que querem aumentar as vendas na internet.
Nesta matéria, você vai entender mais sobre ele e como são realizadas as campanhas por meio da plataforma. Vamos descobrir qual é a diferença entre rede de pesquisa e rede de anúncios e conhecer casos reais para se inspirar. Confira:
O que é Google ADS?
É uma plataforma que permite o anúncio de produtos e serviços. Por meio dele, é possível criar e gerenciar campanhas distintas, através de uma Rede de Pesquisa ou Rede de Display.
A primeira alternativa, chamada de rede de pesquisa, é uma campanha focada em resultados de busca. Elas aparecem nas pesquisas feitas por clientes em potencial que estão em buscas dos serviços ou produtos que você oferece.
Para isso, o Google se baseia nas palavras-chave do seu anúncio e ainda que a frase não esteja totalmente correta, ele é capaz de encontrar e mostrar o seu anúncio.
Já a Rede de Anúncios permite que a campanha apareça em outros sites de grande influência, como por exemplos os portais de notícia, além de parceiros do Google como o Gmail e o Youtube.
Rede de pesquisa X Rede de Anúncios: Qual a diferença entre elas?
A diferença entre está, basicamente, no direcionamento que você deseja dar a campanha. Ela pode ser focada na intenção de busca do usuário a partir de uma frase digitada no Google, ou pode ser focada em atrair o cliente em potencial entanto ele está consumindo algum tipo de conteúdo de entretenimento no Youtube.
Para ser mais assertivo é necessário entender o comportamento do seu cliente.
Por que utilizar o Google ADS?
O Google ADS é a principal plataforma de uso dos mecanismos de busca otimizados aos negócios. Ele é responsável pela a maior parte do faturamento da empresa Google, tamanha a importância e investimento constante realizados na plataforma.
São muitas as possibilidades de captar novos clientes por meio da ferramenta, já que há pessoas utilizando a internet todos os dias. Além disso, lembre-se: se você não está na internet, possivelmente o seu concorrente está.
Como criar um anúncio?
Agora, falaremos de uma parte mais prática do assunto. Os anúncios são criados por meio da plataforma Google ADS. O primeiro passo é definir qual é o foco e o que você deseja alcançar.
Vamos imaginar que você deseja vender os seus próprios cursos, uma tendência muito em alta. A primeira coisa é definir qual será a sua palavra-chave. Por exemplo: Curso de Yoga.
Faremos um artigo apenas para que você entenda mais sobre a importância de encontrar as palavras certas para o seu negócio ou serviço.
Como utilizar extensões nos seus anúncios?
Além de encontrar a palavra-chave que você quer investir, também é possível direcionar o seu cliente para extensões, incluindo mais informações para potencializar as vendas.
O marketplace é uma extensão em potencial para vendas. Um outro recurso possível são as extensões de locais. Por meio delas, é possível relacionar o seu negócio ao seu endereço.
Então, imagine que alguém está procurando por uma escola de idiomas. Além da palavra-chave otimizar o anúncio, você pode direcionar um cliente em potencial diretamente para o seu endereço. Esse é um recurso muito aplicado para vender.
E tem mais: você pode adicionar ainda comentários positivos, cupons de descontos, e muitos outros links para potencializar as vendas do seu produto, por meio do seu anúncio.
Para utilizar bem o recurso, muitas vezes é necessário um auxílio profissional, principalmente se você ainda não é da área do marketing. No entanto, é sempre bom entender quais são os recursos disponíveis para que assim você desenvolva as suas próprias ideias.
Como você viu até aqui, há muitas possibilidades de criar uma campanha no Google ADS, que permitem recursos além dos métodos de anúncio tradicional. Então, que tal pensar em uma maneira de vender o seu produto ou serviço utilizando as ferramentas do Google?
Google ADS na prática: Inspire-se em casos reais
Você sabia que o Google ADS tem uma plataforma que conta com histórias de pequenos empresários que começaram a investir através da plataforma?
Uma cabeleireira focada em beleza afro descobriu que há um grande público interessado em sua cidade e mudou os seus investimentos em folhetos tradicionais para o Google ADS. Ela conta que após começar a investir no Google, 90% das suas clientes começaram a chegar por meio dele.
Por isso, se você já vende o seu produto ou serviço, ou ainda se deseja começar a utilizar o Google ADS, converse com a Agência Clara e saiba como a tecnologia pode te ajudar a crescer!